TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

10

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

Ativista se submete a testes feitos em animais

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias

contra-experimentos-animais-laboratorio

Ratos, coelhos, cachorro e mesmo macacos são bancos de experimentos com o fim de melhorar os medicamentos que são fornecidos a humanos, ou mesmo com objetivos menos louváveis, tais como testar maquiagens e cosméticos. A pele dos animais se transforma em instrumento para experimentos de centenas de laboratórios de todo o mundo, para que os produtos sejam aceitos como ‘dermatologicamente testados’.

contra-experimentos-animais-laboratorio

Diante das torturas às quais são submetidos, uma ativista inglesa aplicou sobre sua própria pessoa os experimentos realizados com animais. A principal diferença radica em que a artista, acabada a apresentação e as torturas, voltou para casa. Os animais, após servir à ciência ou à indústria de cosméticos, são sacrificados.

Em abril deste ano, Jacqueline Traide, 24 anos, se submeteu durante dez horas em uma sala de paredes de vidro montada rua Regent, em Londres, aos experimentos. A jovem foi conectada a elétrodos; foi injetada várias vezes até que seu braço sangrou; teve parte de sua cabeça raspada; foi sujeitada por ganchos na boca para que a tivesse aberta e digerisse a comida; foram aplicados líquidos irritantes nos olhos; foi arrastada por uma corda.

O público que passava pelo local observou a performance horrorizado. Filmavam, tiravam fotos e ligavam para desconhecidos. A reação do público fazia parte do espetáculo. A intenção era justamente chocar, ao chamar atenção para o sofrimento pelo qual passam os animais.

A iniciativa de Jacqueline teve o apoio de Lush, loja de cosméticos que cedeu o espaço, e a Sociedade Humana Internacional, lançando assim uma campanha mundial contra testes em animais em laboratórios.

No Reino Unido, é permitida venda de cosméticos testados em animais em outros lugares do mundo, como por exemplo, nos Estados Unidos. Na China, os testes em animais são obrigatórios. E, na Comunidade Europeia, experiências similares estão proibidas em 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>