TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

3

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

EdX, campus universitário virtual de Harvard e MIT

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

mit-harvard

Enquanto, em muitos países, a discussão sobre uso das novas tecnologias na educação gira em torno a perguntas sobre como introduzir computadores e toda a parafernália eletrônica nas aulas e transformá-los em ferramentas produtivas, a Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) apresentam a iniciativa edX, que buscará desenvolver uma plataforma de educação aberta, criando uma espécie de campus universitário virtual, entregando cursos online sem nenhum custo. O objetivo é educar um bilhão de pessoas, uma educação em escala planetária jamais imaginada.

No final de 2011, o MIT apresentou sua plataforma educativa MITx, que habilita os interessados em acessar diferentes cursos online de forma gratuita. A plataforma foi considerada como uma espécie de protótipo e, ainda que possuísse algumas limitações naturais, o sucesso do projetos foi impressionante, mais de 120 mil alunos “digitais” por todo o mundo.

Baseando-se na proposta do MITx, o instituto uniu forças com a Universidade de Harvard, para desenvolver edX, o que poderia ser a maior plataforma educativa digital aberta. Classes em formato de vídeo, testes, intercambio de informação em tempo real, laboratórios virtuais, são esses alguns dos recursos gratuitos que estarão disponíveis para todos que tiverem interesse em ampliar seu conhecimento nas disciplinas ofertadas.

Embora não há critérios oficiais de admissão aos cursos, aqueles que desejem obter o certificado deverão abonar uma quantia ainda não revelada, mas que se espera seja acessível. Os cursos deverão anunciados em julho ou agosto e as primeiras classes começarão em outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>