TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

18

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Em busca do chip que funcione como cérebro artificial

Escrito por , Postado em Notícias, Tecnologia

chip cerebro humano

Um grupo de cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) está usando o cérebro humano como modelo para criar um novo chip. O que esperam é conseguir desenvolver um computador que possa aprender. A chave para conseguir isso é a capacidade que temos os humanos de mudar as respostas a partir de um estímulo. Os cientistas do MIT criaram um chip q pode simular a sinapse do cérebro, ou seja, a conexão entre dois neurônios que possibilita o fluxo da informação.

Quando ocorre a sinapse há receptores que ativam canais de íons. Quando um canal se abre e se fecha, muda o potencial elétrico do neurotransmissor e, se a mudança é suficientemente grande, pode-se produzir um impulso elétrico. É o que se chama “ação potencial”. Os canais de íons controlam o fluxo de átomos carregados de sódio, cálcio e potássio. Quando os átomos carregados fluem pelos canais, fortalecem ou debilitam a sinapse.

O chip possui transistores que se comportam como os canais de íons. No lugar do modo “ligado/desligado” em que funciona qualquer computador digital, esses transistores têm diferentes níveis de corrente, como em um círculo análogo. Um grau de potencial elétrico faz com que a corrente circule por eles, como o fariam os íons ao fluir pelos canais. O chip possui uns 400 transistores desse tipo, muito pequenos, mas ao mesmo tempo úteis para modelar algumas funções do cérebro, que é o que propõem fazer no MIT.

Com a pesquisa, o MIT espera que a tecnologia ajude a entender como funciona o cérebro e que isso possa auxiliar o desenvolvimento de próteses.

Via @Discovery News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>