TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sábado

28

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

ePavimento: Espanha fabricará chão inteligente

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

A empresa Vía Inteligente finalmente fabricará para outros países o iPavement, o chão inteligente: um pavimento com sistema operativo, sensores e aplicações, além de capacidade Bluetooth e Wi-Fi. Na Espanha, o chão inteligente já está instalado na Porta do Sol de Madri e na Praça Maior de Cáceres. Em um futuro próximo estará disponível para os Emirados Árabes, Estados Unidos e outros países da Europa.

Os pavimentos não são todos iguais. Além da versão lisa, a empresa fabricou também uma versão pensada para pessoas com deficiência visual.

Algumas das aplicações integradas ao pavimento são:

– Via Sound: uma forma de difundir a música local, ou reproduzir um show que aconteceu ou qualquer evento musical que ocorra na cidade.

– Via Book: uma biblioteca pensada para usar com nossos celulares e com a qual podem ser publicadas obras locais.

– Via Coupons: Aplicação pensada para os comércios da região. Ao caminhar pelo pavimento, somos informado das promoções, ofertas e catálogos das lojas vizinhas.

– Via Maps: Mapas da cidade preparados para turistas e cidadãos da cidade. Incluem dados sobre o patrimônio, referências culturais, gastronomia…

– MS-Alert: Mediante Bluetooth, os caminhantes recebem alerta de acidentes ou obstáculos existentes no pavimento. Tudo isso através de um sensor de vibração e temperatura incorporado no pavimento que servirá para recolher dados de ruídos, vibrações e conhecer a média de pessoas que ocupam a rua no momento.

– MS-Blue: Também mediante Bluetooth é um administrador de avisos que utiliza mensagens estáticos e dinâmicos para informar-nos sobre eventos, informação turística, shows, além de publicidade comercial.

Outra funcionalidade é a “interoperabilidade entre cidades”, ou seja, as cidades que tenham esse tipo de pavimento poderão estar conectadas entre si. Apesar de tudo o que o chão inteligente oferece, não há limites para acrescentar novas capacidades no futuro. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *