TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

22

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Fundação Telefônica e OIT lançam rede virtual contra o trabalho infantil

Escrito por , Postado em Notícias

rede-contra-trabalho-infantil

São Paulo - A Fundação Telefônica e a OIT – Organização Internacional do Trabalho lançam, nesta quinta-feira (24), a Rede Latino-Americana contra o Trabalho Infantil, um espaço virtual destinado ao debate e à troca de experiências para o enfrentamento do problema, que afeta 14 milhões de crianças no continente. O lançamento acontecerá durante o Fórum Regional contra o Trabalho Infantil, realizado em Lima, no Peru.

A apresentação da rede será feita por Javier Nadal, vice-presidente executivo da Fundação Telefônica da Espanha, por Carmen Moreno, diretora do escritório regional da OIT para os Países Andinos,  às 9h15 (12h15 no horário de Brasília), logo após a abertura do evento. Internautas poderão acompanhar pela própria Rede (redecontraotrabalhoinfantil.com) e participar via Twitter, pela hashtag #TrabajoInfantilNO.

O objetivo da rede é promover o encontro de pessoas de toda a América Latina, como organizações e articuladores sociais, especialistas, governos e a sociedade em geral para discutir, refletir e trocar ideias, práticas, dificuldades e avanços sobre o combate ao trabalho infantil. Este processo será importante para levantar problemas, êxitos e propostas para pautar os temas de discussão do IV Encontro Pró-Menino de 2012 e a Conferência Mundial sobre Trabalho Infantil, que acontecerá no Brasil em 2013.

A Rede Latino-Americana foi criada a partir da experiência do III Encontro Virtual Pró-Menino da Fundação Telefônica, realizado em 2010, e que contou com a participação de mais de sete mil pessoas. “A partir daí, surgiu a ideia de manter e potencializar a articulação já estabelecida – e que não parou de crescer”, explica Gabriella Bighetti, diretora de Programas da Fundação. Assim, juntamente com a OIT, foi concebido um novo espaço na web que já nasce com aproximadamente nove mil participantes.

Para viabilizar a troca de informações, a Rede conta com um ambiente interativo, onde são realizados fóruns de discussão, comunidades específicas para trabalhos de reflexão temática, biblioteca com documentos importantes, especialistas para moderação e uma rede social para que os internautas possam se conhecer e compartilhar experiências.

Causa da Fundação Telefônica

O combate ao trabalho infantil é uma das causas da Fundação Telefônica. Para isso, foi criado há 11 anos o programa Pró-Menino, cuja missão é contribuir para a erradicação do problema na América Latina. O programa, que se constitui na principal iniciativa desenvolvida no âmbito do setor privado para lutar contra o trabalho precoce, está alinhado aos Objetivos do Milênio, que propõe a erradicação das piores formas de trabalho infantil até 2015, e de todo trabalho infantil antes de 2020.

O Pró-Menino atende diretamente a mais de 245 mil crianças e adolescentes da América Latina. Seus pilares básicos são as 108 organizações não-governamentais, que mobilizam mais de 5.000 trabalhadores sociais de alta qualificação e especialização. No Brasil, aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes participam de projetos de combate ao trabalho infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>