TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

18

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

Google Knowlege Graph, rumo à internet semântica

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

Google anunciou, recentemente, que começaria a utilizar buscas semânticas que combinariam RDF com um “toque pessoal” do buscador. Google Knowledge Graph é a ferramenta que quer conectar o saber universal.

Em outras palavras, Google se “Wikipediza”, passando de um emaranhado de links indexados sem muita coerência a ser uma compilação de conhecimentos interrelacionados. Segundo informações da empresa, o buscador já conta com 500 milhões de “objetos de informação”, com mais de 3 bilhões e 500 milhões de dados e relações entre os mesmos.

Como percebemos essas transformações? Na parte direita das buscas, Google mostrar a informação extra, oferecendo também a possibilidade de descobrir dados concentrados e resumidos, além de mais informações relacionadas ao tema.

O sistema se nutrirá, também, dos usuários, visto que as buscas que sejam realizadas a partir de um tema permitirão que se possa criar novas relações e conceitos, gerando um conjunto no qual tudo está conectado.

O projeto parece ambicioso. Gradativamente o sistema será aplicado aos usuários norte-americanos, e mais tarde ao resto dos demais idiomas. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *