TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

1

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Google também implementará medidas de censura por país para sua plataforma Blogger

Escrito por , Postado em Notícias

O serviço de blogs de Google, antes chamado Blogger e agora Google Blogs, anunciou que ativará uma opção de censura territorial, o que significa que, se uma instituição, organismo ou cidadão solicitasse a censura de conteúdos de um site local, Google poderia tomar medida para que ocultem esses conteúdos, mas seguiriam visíveis para o domínio internacional blogspot.com o para os blogs com domínios pessoais.

O que não está claro é se os conteúdos censurados poderão ser visualizados desde o país de origem, através dos domínios internacionais ou pessoais. As solicitações de bloqueios que responderá Google corresponderão à violação das normativas aplicáveis em cada país, alcance do que somente se conhece que se irá aplicando em uma série de países a determinar.

Uma questão é se a medida poderia afetar o posicionamento e a indexação dos sites nos buscadores. De acordo com explicação no site oficial de Google Blogs, “tentarão esforçar-se por minimizar os efeitos da mudança e que isto não afete o posicionamento dos sites”. A ação, no caso de se concretizar, promoverá, certamente, o uso de ferramentas para ocultar ip’s ou mudá-las para evitar passar por servidores locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *