TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

7

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

“Há muita gente que sobrestima o potencial democrático da internet”

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

controle internet democracia

O professor e teórico da Internet Evgeny Morozov é autor de  The Net Delusion: The Dark Side of Internet Freedom e está a ponto de publicar o livro To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Utopianism. Os títulos de suas obras já antecipam sua postura sobre a Rede. Morozov é muito crítico ao discurso otimista das bondades da tecnologia e da internet.

controle internet democracia

Durante conferência no CCCB Lab, realizada na semana passada, o teórico argumentou porque devemos superar ideias pré-concebidas sobre a Rede, como seu caráter descentralizado, não hierárquico e supostamente democrático. Segundo Morozov, cada vez há mais intermediários que, mediante tecnologias inteligentes e algoritmos, rastreiam e definem nossa vida digital: desde as empresas que oferecem servidores de Internet, até as que administram nossas contas de correio eletrônico. Para ele, é importante que se façam reflexões mais profundas do impacto que está tendo a Internet em nossas vidas.

No vídeo acima, Morozov desenvolve alguns temas, tais como que os movimentos sociais deveriam começar a ser críticos com o modelo supostamente democrático de internet e pensar mais na estratégia, estrutura e plataforma tecnológica para cumprir seus objetivos.

Visto em @CCCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>