TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

26

julho 2011

0

COMENTÁRIOS

Hacker publica 18 mil artigos científicos do MIT e defende compartilhamento dos avanços científicos como chave para o progresso

Escrito por , Postado em Notícias

cibecensura

De acordo com a revista tecnológica do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts), um hacker norte-americano, identificado como Greg Maxwell, de 31 anos, publicou 18.592 textos (32 gigabytes) da entidade. A ação seria um protesto pela detenção de um ativista, Aaron Swartz, jovem de 24 anos, que poderia sofrer pena de 35 anos na prisão, além de pagamento de multa de um milhão de dólares, por ter baixado mais de quatro milhões de textos de uma base de dados, Jstor, de publicações acadêmicas que pertencem ao MIT.

Fundado em 1995, Jstor, possui um catálogo de mais de 325 mil publicações de mais de 7 mil instituições. Seu serviço de pago não visa ao lucro já que o dinheiro é destinado a financiar entidades acadêmicas. As autoridades norte-americanas entendem que a ação de Swartz é roubo, independentemente fosse de dinheiro ou textos acadêmicos.

O ativista é um dos autores do manifesto Guerrilha Open Access, publicado em 2008, no qual se denunciava o sequestro do pensamento científico por parte das entidades acadêmicas e propunha o download de publicações científicas a fim de serem compartilhados por toda comunidade. Maxwell, o ativista do recente ataque à base de dados do MIT assegura que entre os documentos publicados estariam artigos de Philosophical Transactions of the Royal Society que datam de 1923, logo deveriam ser de domínio público e não bloqueados como estão. Sua ação teve apoio de colegas que defendem que o progresso científico necessita como ferramenta básica o compartilhamento dos avanços realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>