TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

1

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

IP: a série interativa permite ao espectador interagir com o conteúdo

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

ip-serie

IP não é um filme. Também não é uma série de televisão. Nem mesmo uma websérie. IP é uma série interativa”. Assim começa o primeiro capítulo da série espanhola interativa, produzida por Micro2019 Studios e dirigida por Bogdan Toma, que pretende transformar o espectador em um ser ativo, tirando-lhe a comodidade da passividade consumista e fazendo-o interagir com o conteúdo da série.

A trama relata a vida de Mario, um jovem com problemas sociais e românticos próprios de sua idade, mas agravados por uma personalidade um tanto conflitiva. Ele interage com amigos e inimigos que, em diversos formatos e tanto dentro como fora da série interativa, tratarão temas como as novas tecnologias, a moda, a leitura, o cinema e, especialmente, as redes sociais e seus efeitos no cotidiano das pessoas.

Se após ver o primeiro e o segundo capítulo você ainda não entendeu a proposta, adiantamos que as mensagens que aparecem na tela tem origem nas redes sociais Facebook, Twitter e Tuenti, nas quais os personagens mantem perfis para contato direto com os espectadores. Dentro da série os personagens possuem blogs, canais no YouTube, revistas e outros formatos de comunicação de seus sentimentos e atividades que podem ser visitados pelos espectadores.

O objetivo é criar um novo formato para as séries, aproveitando ao máximo a audiência na internet. A primeira temporada de IP conta com 10 capítulos que já estão gravados, enquanto trabalham na segunda e terceira temporada. Enquanto isso, há já diálogo com produtores de América Latina e Estados Unidos que pretendem internacionalizar a proposta.

O formato é interessante, embora inicialmente a interação do espectador na série é visível especialmente pela inserção no vídeo das mensagens enviadas nas redes sociais. Seria interessante que toda a interação influenciasse diretamente o desenvolvimento da trama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>