TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

6

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Kopimismo, a religião sueca que considera símbolo sagrado os comandos “CTRL + C” e “CTRL + V”

Escrito por , Postado em Notícias

Ctrl C

É bem provável que você ainda não tenha lido algo sobre kopimismo. Mas, certamente, se surpreenderá depois de descobrir do que se trata! Kopimismo é uma igreja que conseguiu ser reconhecida como religião oficial na Suécia. Esta religião considera um símbolo sagrado os comandos CRTL + C e CTRL + V (copiar e colar) e acredita que copiar e compartilhar informação é “o melhor e mais bonito que há”. Deste modo, seus adeptos esperam proteger o download e a cópia de arquivos mediante a liberdade de culto.

Os kopimistas consideram que copiar a informação de uma pessoa é uma mostra de apreço, “que alguém pensa que você fez algo de bom”. Segundo a crença, a comunicação é sagrada e tem que ser respeitada: “É um pecado direto monitorar e escutar as pessoas às escondidas”. O fundador do kopimismo, Isak Gerson, solicitou ao governo do país que fosse considerada a oficialidade da religião. Agora poderia conseguir que o governo proteja essas e outras ideias mediante a liberdade de culto.

Alguns dos princípios do kopimismo: “todo o conhecimento é para todos”, “a busca pelo conhecimento é sagrada”, “a circulação do conhecimento é sagrada” e “o ato de copiar é sagrado”. A nova religião já tem site oficial. Curioso, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>