TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

25

outubro 2011

0

COMENTÁRIOS

Morre John McCarthy, considerado pai da inteligência artificial moderna

Escrito por , Postado em Notícias

john mccarthy

O inventor de Lisp, uma linguagem de programação criada para desenhar “máquinas inteligentes” e considerado pai da inteligência artificial moderna, John McCarthy, faleceu na noite de 23 de outubro. A informação foi dada pela sua filha e, posteriormente, confirmada por Stanford. McCarthy nasceu em 1927 em Boston: Aprendeu matemática usando livros de texto Caltech até que tomou classes avançadas quando era um adolescente.

Os próprios artigos de McCarthy contam que desenhou Lisp como meio para criar máquinas de Turing com os limitados avanços informáticos que tinha à sua disposição. O matemático acreditava que a inteligência artificial devia ser interativa, como ocorre com simuladores de AI como Eliza e, mas recentemente, Siri.

McCarthy ganhou o Turing Award da ACM (Association for Computing Machinery), no ano de 1972, e a Medalha Nacional da Ciência em 1991.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>