TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

3

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Não pode ir ao funeral de um parente ou de um amigo querido? Assista por streaming!

Escrito por , Postado em Notícias

Não pode ir ao funeral? Assista por streaming! 00

A revista Wired.it traz hoje um interessante artigo sobre como a Rede tem mudado a tradição dos funerais. De acordo com a autora do texto, Gaia Berruto, na Rede é possível encontrar vários serviços para aqueles que desejem dar o último adeus, ainda que virtualmente, a um parente ou um amigo querido que morreu. Celebrações em streaming, sepulturas com GPS, sites para envio de mensagens póstumos são alguns deles.

Vejamos alguns dos serviços elencados por Berruto em seu artigo:

- Funeral em streaming: a empresa Funeral.tv oferece a possibilidade de realizar o funeral em streamign. É a possibilidade de que parentes e amigos que não possam estar fisicamente no local, porque vivam em outra cidade ou país, possam acompanhar a cerimônia. O link para acessar as imagens do evento é privado e dado somente àqueles que tenham autorização da família.

- Sepulturas com GPS: essa é a solução encontrada pelos cemitérios da cidade canadense Calgary. Nos blocos de pedra e mármore das tumbas foram colocados o GPS facilitando aos visitantes, desde seu smartphone, saber o ponto exato onde está enterrado o morto.

- Mudança no perfil de Facebook: a rede social permite que os familiares e amigos assinalem a morte do dono do perfil, transformando a página em um espaço de recordações. A fim de evitar brincadeiras “macabras”, Facebook adverte o risco de sanção por crime de falso testemunho.

- Testamento virtual da própria conta no Facebook: a rede social também permite que cada um de nós decida o destino de nosso “ser digital” no pós-morte. O Facebook oferece a opção The Last Wish (O último desejo), uma aplicação para fazer o testamento do próprio perfil. O serviço pensado por Luca Coscioni e realizado com ajuda de ninja Lab e Mikamai permite, ainda, escolher dois “herdeiros” que, após a morte do dono do perfil, poderá pubblicar no muro um mensagem de despedida. Também, ao fazer o testamento, pode-se decidir que mensagens privados enviar, a que contatos e em que momento.

- Testamento digital: a empresa Entrusted oferece um serviço mais organizado. Assegurando o máximo de discrição e privacidade póstuma, você pode preparar uma lista de seus e-mails e contas em redes sociais (login e senha de cada um), especificando os seus herdeiros, para que possam recuperar dados e informações pessoais. Este serviço é pago.

 

- Envio de mensagens: você também, antes de morrer, decidir que mensagens pessoais quer deixar para seus familiares e amigos. Na Rede, alguns serviços oferecem a possibilidade de guardar suas mensagens e, no momento adequado, por e-mail, avisar aos destinatários que receberão um código para desbloquear as mensagens e lê-las.

- Site memorial: diversas agências oferecem o serviço de produção de um memorial on line para o defunto. Além da biografia, são acrescentados foto, vídeo, músicas preferidas, velas animadas, árvore genealógica. Também há espaço para que parentes e amigos possam deixar suas mensagens. E, mais tarde, caso os parentes desejem, podem transformar o memorial em um livro para guardá-lo em casa.

Enfim, os parentes já podem organizar o luto em vários modos digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>