TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

13

março 2012

0

COMENTÁRIOS

No Dia Mundial contra a Cibercensura estudo revela: internet, o melhor aliado contra as ditaduras

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias

Jornalista trabalha durante conflito líbio ©Reuters

Ontem foi celebrado o Dia Mundial contra a Cibercensura, ação promovida desde 2008 pela organização Reporters Without Borders (RWB) – Repórteres Sem Fronteiras -, que busca denunciar o bloqueio a conteúdos ou a censura que exercem alguns governos sobre o acesso de seus usuários à internet.

Fato é que a internet teve papel determinante na luta contra os regimes ditatoriais que aumentaram o controle da rede. De acordo com o informe publicado por RWB, os ‘net-cidadãos’ estiveram, em 2011, no coração das mudanças políticas que afetaram o mundo árabe. Trataram, junto com os jornalistas, de passar por cima da censura, pagando um alto preço por isso”. O documento também denuncia “medidas desproporcionais” adotadas “por países democráticos a fim de proteger os direitos de autor”.

Jornalista trabalha durante conflito líbio ©Reuters

Como nos anos anteriores, RWB publicou uma lista de países “inimigos da internet”, baseada no nível de censura a que são submetidos seus cidadãos, muitas vezes com objetivo de ocultar práticas não democráticas ou abusos de autoridade condenáveis por organismos internacionais.

Este ano, a lista dos 12 países com maior controle e bloqueio da internet ficou assim: Arábia Saudita, Barein, Bielorrússia, China, Coreia do Norte, Cuba, Irã, Síria, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã. Outros países como Egito, França, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Sri Lanka, Turquia, Tunísia, Rússia estão sob vigilância por suas ações de bloqueio e censura em manifestações pontuais de seus habitantes. Na lista de vigilância ainda entraram Índia e Cazaquistão e dela saíram Venezuela e Líbia por registrarem melhoras.

Via @El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>