TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

O continente americano precisa de 54 bilhões de dólares para estar conectado

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias

conectar

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), organismo dependente das Nações Unidas, tem como missão fomentar o desenvolvimento das tecnologias que permitam a comunicação a distância. Entre os dias 17 e 19 de julho, ocorreu no Panamá a Cumbre Conectar as Américas 2012, na qual se estabeleceu a quantidade de 54 bilhões de dólares como valor necessário para alcançar a melhoria das tecnologias que permita uma boa comunicação no continente.

Durante o Conectar as Américas 2012 foram discutidos mais de 70 projetos agrupados em campos distintos como acesso à banda larga, telecomunicações de emergência ou radiodifusão digital. Também foram discutidos temas como a aplicação dos projetos tanto em áreas urbanas como rurais, bem como a redução do custo de acesso à internet. Além disso foram estabelecidas alianças entre setores público e privado com a intenção de reunir recursos necessários para reduzir a lacuna digital existente no continente americano.

O evento é o terceiro desse tipo realizado por iniciativa da UIT. Dois bilhões e 400 milhões de pessoas acessam a internet desde suas casas, mas outros quatro bilhões nunca o fizeram, e, ainda, uma boa parte delas não sabem sequer que existe e muito menos conhecem as discussões acerca do acesso à banda larga.

Há grandes diferenças de acesso à banda larga móvel entre regiões e dentro delas, de acordo com dados da UIT. Por exemplo, na América do Norte, 60% da população tem acesso à internet banda larga, mas não é esse o caso dos vizinhos da América Latina e Caribe onde não ultrapassam os 11%.

A banda larga fixa é utilizada por 29% dos cidadãos da América do Norte, enquanto apenas 7% dos habitantes da América Latina e Caribe a utilizam. As disparidades são ainda maiores se no interior de um país ainda se estabelecem comparações entre áreas urbanas e rurais.

Espera-se que, em 2015, tenham sido cumpridos os objetivos definidos pela UIT visando a melhoria da conectividade nas Américas, promovendo condições para que os habitantes do continente possam usufruir a plenitude dos serviços, aplicações e vantagens do desenvolvimento tecnológico.

Visto em Gizmodo, Prensa-latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>