TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

20

junho 2011

0

COMENTÁRIOS

O sucesso do mouse virtual para deficientes motores

Escrito por , Postado em Notícias, Tecnologia

mouse visual 01

Uma equipe de investigadores da Universidade de Lleida, na Espanha, juntamente com a empresa Indra e a Fundação Adecco, desenvolveram o Headmouse, um mouse virtual que funciona a partir de ligeiros movimentos com a cabeça e gestos faciais. Este é um software desenhado para substituir o mouse convencial, permitindo ao usuário controlar o deslocamento do cursor com pequenos movimentos de cabeça e realizar ações de “clicar” a partir de gestos faciais realizados diante de uma webcam.

O sucesso da aplicação se deve, sobretudo, ao fato de seu download poder ser realizado gratuitamente. O mouse virtual pode ser downloadado desde a Web sem maiores complicações, nem registros, nem pagamentos de qualquer espécie. Soluções similares podem chegar a custar cerca de 27 mil reais e ainda requerem dispositivos adicionais à webcam. Este mês, seus desenvolvedores já festejavam a marca de 300 mil downloads.

Já disponíveis em inglês, espanhol, português e italiano, o Headmouse funciona a partir do uso de algoritmos de visão artificial. Um detalhe importante é que o Headmouse foi desenhado para Windows XP, Windows Vista e Windows 7. E, de momento, não há informação de que seus desenvolvedores tenham em pauta uma versão para MacOs ou para Linux. Para o uso do mouse virtual, é imprescindível uma câmera web USB que possa capturar imagens de vídeo em resolução 640×480 a 30fps e que envie dados em formato RGB, YUV420 ou YUV422.

Link-se: 

Headmouse – download

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>