TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

16

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Os jardins murados do Facebook e da Apple são forte ameaça à liberdade da internet

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias

Sergey Brin

Sergey Brin, co-fundador de Google, em entrevista a The Guardian, advertiu que os princípios de abertura e universalidade que marcaram o início da internet, há três décadas, está sob a maior ameaça de sua história. “Forças muito poderosas se juntaram contra a internet aberta em todas as partes do mundo. Estou mais preocupado do que já estive no passado. Dá medo”, afirmou Brin.

As ameaças viriam de distintas fontes, como os governos que tentam controlar o acesso e as comunicações de seus cidadãos, a indústria do entretenimento que tenta acabar com a pirataria, e os jardins murados como Facebook e Apple que controlam, cuidadosamente, o software que se lança em suas plataformas.

Ainda que hoje haja muito rumor a respeito do que países como China, Irã e Arábia Saudita possam fazer, Facebook e Apple apresentam grande perigo à liberdade na internet. Para Brin, se Facebook tivesse dominado a internet antes, ele não poderia ter criado Google juntamente com Larry Page. “O tipo de ambiente que desenvolvemos em Google, a razão pela qual podemos criar um buscador, é que a web era muito aberta. Uma vez que existem muitas regras, isso sufoca a inovação”, afirmou.

O co-fundador de Google também reconheceu os temores que existem sobre os dados que Google tem armazenado em seus servidores. Confirmou que, às vezes, a empresa é forçada a entregar informação às autoridades e, em alguns casos, não podem avisar à pessoa devido às restrições legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>