TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

25

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Ouvido de iPod, cotovelo de celular, esqueleto de notebook: novas doenças para novas tecnologias

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

computador doenças

Ouvido de iPod, cotovelo de celular, esqueleto de notebook… as doenças do século XXI relacionadas com o mau uso que fazemos dos novos dispositivos eletrônicos. Muitas pessoas passam horas diante dos dispositivos eletrônicos. Posturas inadequadas durante o uso de computadores, notebooks e tablets tem gerado uma série de problemas de coluna ou nas articulações. Atualmente já se incluiu uma nova doença à lista: “esqueleto de notebook”. Trata-se de dor na coluna e cervicais por posturas inadequadas diante do computador

Leia também: Kamasutra Geek

Também já se detectou a “síndrome da tela” ou incômodo e sequidade ocular, visão embaçada e dupla por fixar a vista nas diversas telas durante horas. Assim, as lesões por esforços repetitivos, LER (em preocupante aumento), revelam o lado sombrio das novas formas de nos comunicarmos, trabalhar e nos divertir.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos da Espanha destaca a alta prevalência da síndrome do cotovelo doído, ou “cotovelo de celular”, dada a postura em que usamos o telefone ao falar, provocando uma hiperextensão dos nervos do cotovelo que adormece essa articulação e os dedos. Se a dor se prolonga, o nervo cubital pode se danificar de modo permanente e requerer cirurgia. A solução? Mudar, cada tanto tempo, o telefone de mão, reduzir a duração das chamadas ou usar um “mãos livres”.

O “ouvido de iPod” decorre do tempo prolongado escutando música a mais de 80 decibéis. Isso pode acabar com uma grande perda de audição (o recomendável são 65 decibéis, embora se aceite os 80 como limite). O uso do iPod pode ser totalmente inofensivo desde que o usuário tenha algumas precauções. Entre os cuidados está não superar as 8 horas de uso continuado.

Enquanto ao Blackberry, que requer uma motricidade fina e rápida dos dedos polegares, pouco a pouco vai prejudicando os tendões da mão. E, às vezes, os dedos ficam dobrados como um polegar “engatilhado”.

Algumas dessas patologias – como o “mal do click” – afetam os nervos do pulso e provocam torsão nos dedos, tenossinovite (inflamação dos tendões da mão), calcificações ou epicondilalgias (cotovelo de tenista).

Por último, o videogame simula os movimentos reais de tal forma que pode provocar um stress físico como o dos esportes de verdade (golf, tênis, boliche…). Muitas vezes o usuário não percebe o esforço e sofre lesões em dedos, pulsos, cotovelos e ombros por não tê-los aquecido. Conselho? Alongamento antes e depois.

- Via: El Semanal, de 24 a 30 de junho de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>