TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

11

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Para ler: Revista Galáxia traz Visualidades como tema de seu novo volume

Escrito por , Postado em Notícias, Publicação

revista galaxia visualidades

Já está disponível online, e inteiramente grátis, a Revista Galáxia do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Carevista galaxia visualidadestólica de São Paulo (PUC-SP). Os artigos giram em torno da temática “Visualidades”. Confira o Editorial, escrito por José Luiz Aidar Prado, editor científico-editorial e acesse!

Um dos temas candentes no campo da comunicação e da teoria da sociedade é o dos regimes de visibilidade que vigem nas superfícies de inscrição. O leitor verá que isso aparece discutido em vários artigos dessa edição de Galaxia. Nesses
regimes, ligados aos biopoderes, importa  aparecer nessas superfícies. Há lógica nesse aparecer e os actantes buscam compreender e formar-se nessa “forma atual do homem”, ou seja (como diria Agamben), da máquina antropológica. Assim, para entendermos tais “funcionamentos”, essa revista nos traz pesquisas e ensaios tanto sobre formas de politizar essa situação, como estudos sobre a própria lógica da imaginarização, ou seja, da constituição, circulação e corporificação das imagens.

Dividimos nosso dossiê “Visualidades e visibilidades” em dois grupos: no primeiro, teremos discutidas as questões do controle pelos dispositivos de videovigilância, os temas da hibridização das imagens, da participação da audiência no telejornalismo através de seus vídeos e da sensorialização trazida pela música que conduz as imagens na televisão. Na segunda parte desse dossiê vocês encontrarão os objetos do cinema, em várias abordagens.

Na abertura, a revista traz discussões de cunho teórico sobre mídia e acontecimento, sobre os problemas da semiótica peirceana e sobre a necessidade de se repensar a comunicação sob a perspectiva do decrescimento do capitalismo.

Um segundo dossiê homenageia Omar Calabrese, um dos grandes nomes da semiótica da arte, há pouco falecido. Entre os artigos, os autores discutem a MTV, em sua relação com os formatos radiofônicos, o hibridismo na música popular e a questão da autoria nos blogs.

Seis livros são resenhados: Transformações da midiatização presidencial (Antônio Fausto Neto e outros); A gênese de um corpo desconhecido (Kuniichi Uno); História e documentário (Eduardo Morettin e outros); Performance (Marvin Carlson); O Brasil dos Gilbertos (Heloisa Valente e outro) e The information diet (Ivan Johnson e outro).

José Luiz Aidar Prado

Editor CientíficoEditorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>