TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

2

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Protesto contra o ACTA já tem data: 11 de fevereiro. A favor da liberdade na internet!

Escrito por , Postado em Notícias

Depois do sucesso do protesto na web contra os projetos de lei SOPA e PIPA, a Europa está pedindo ajuda na luta contra o ACTA (Acordo Comercial Anti-Falsificação). A Acess, organização que defende que a participação política e a luta pelos direitos humanos, no século 21, dependem do acesso livre à internet e às novas formas de tecnologia, está convocando a comunidade europeia para um dia di protesto contra o ACTA, na esperança de conseguir efeito similar ao obtido com os protestos contra SOPA e PIPA.

Acta é um Acordo Comercial Anti-Falsificação que introduz medidas internacionais comuns contra a pirataria de bens de luxo e produtos protegidos pelos direitos de propriedade intelectual. O documento se concentra na introdução de medidas e sanções contra os provedores que hospedem material protegido por copyright e que, em qualquer modo, favoreçam a pirataria em escala comercial. Para críticos do acordo, o texto do documento é ambíguo, o que permitiria a aplicação de sanções penais a toda e qualquer página web que não apenas coloque à disposição material pirateado, mas que também introduza um link que conduza a conteúdos ilícitos. Para redes sociais como YouTube, Facebook e Google, isso significaria um excesso de controle sobre qual conteúdo seja ou não possível ser compartilhado, a fim de evitar que os usuários introduzam material protegido por copyright.

Leia mais: ACTA, ainda mais perigosa que o SOPA! Começa uma nova batalha pela liberdade de compartilhamento na Rede!

Por enquanto a manifestação deve acontecer em distintas cidades da Europa e no Canadá. Com listas espalhadas pelo Facebook (uma para cada cidade participante), já disseram sim ao protesto cerca de 330 mil pessoas. A manifestação Anti-ACTA pretende dizer um basta à censura, à ignorância e ao abuso de poder que esta lei provocará. E se você não pode participar da manifestação porque não vive na Europa ou no Canadá, lembre-se de que o ACTA pode afetar a todos nós, independentemente em que parte do mundo você se encontre. Esperamos seja feito muito barulho na internet no dia 11 de fevereiro!

Na internet, a séria organização Avaaz está recolhendo assinaturas contra o ACTA. Assine você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *