TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

9

junho 2011

0

COMENTÁRIOS

Smartourism – Sistema inteligente para a planificação e personalização de visitas turísticas

Escrito por , Postado em Notícias

turismo smartourism

Semáforos inteligentes, sensores de estacionamento, regadores eficientes de parques e jardins… enfim, cada vez mais as TICs tem sido aproveitadas no desenvolvimento das cidades e tem causado profundos impactos no espaço público urbano.

As cidades que bucam adaptar seu funcionamento às necessidades de sua população e para tal se aproveitam das TICs para oferecer um amplo conjunto de serviços que facilitem a vida de seus habitantes tem sido denominadas “Smart Cities” ou “Cidades Inteligentes”. De acordo com Jordi Sala, engenheiro de telecomunicações e gerente da Doxa Consulting-Aventia, empresa especializada no desenvolvimento de projetos que trabalham o conceito de Smart Cities e serviços associados, por Smart Cities devemos compreender o amplo conjunto de serviços baseados nas TICs que se oferecem no núcleo urbano. Em seu conceito aglutinam-se todas as características associadas aos âmbitos organizacional, tecnológico, econômico e social de uma cidade moderna.

Um exemplo de uso das TICs é o Smartourism, um sistema que oferece aos turistas, assim como todos os envolvidos no setor de turismo, uma gestão de conhecimento que permita fazer um uso mais eficiente dos recursos. Granada, na Espanha, é a cidade pioneira no uso deste serviço. O Smartourism Granada gera planos de visita para os turistas de maneira personalizada, tendo em conta o tempo de que dispõe, os recursos e os gostos pessoais. O sistema, graças à Tecnologia Smart Process Management em Inteligência Artificial, é capaz de comportar-se com o turista do mesmo modo que o faria um guia turístico especialista na região que se pretende visitar.

O serviço permite realizar a gestão de grandes quantidades de recursos diferentes, tais como hotéis de várias categorias, restaurantes, meios de transporte, monumentos, horários de visitas a museus, etc. O uso do sistema é muito simples. Os turistas indicam ao sistema alguns dados básicos sobre sua viagem e preferências para realizar a visita, como o dia de início e fim, seus gostos pessoais, pretensão de gastos, etc., e, assim, Smartourism Granada gera um plano turístico que poderá ser aceito pelo turista em caso de que se adapte a suas necessidades, solicitar um novo plano de viagem ou, ainda, modificar apenas as atividades que não se adaptem, de forma que o plano turístico final cumpra com suas expectativas.

O Smartourism se desenvolveu mediante o produto IActive Knowledge Studio que possibilitou modelar o conhecimento dos especialistas em turismo na cidade de Granada. A esta ferramenta de desenvolvimento foi integrado o componente inteligente IActive Intelligent Decisor, que oferece capacidade ao sistema de ajuda na tomada de decisão dos turistas no momento de realizar o planejamento de sua visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>