TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

13

março 2012

1

COMENTÁRIOS

Titanic 100 anos: mapa digital revela os últimos mistérios da tragédia

Escrito por , Postado em Notícias

Ainda em 2010, RMS Titanic (empresa que custodia legalmente o transatlântico afundado) junto à Woods Hole Oceanographic Institution e o Waitt Institute of La Jolla, lideraram uma expedição no lugar onde ocorreu o famoso acidente e tomaram um estratosférico número de fotografias do buque. O resultado é o primeiro mapa sonar ultra detalhado do Titanic.

Para a expedição foram utilizados dois robôs veículos subaquáticos autônomos (AUV por suas siglas em inglês) encarregados de registrar a área onde está o navio afundado e tiraram 130.00 fotos em uma área de 3 x 5 quilômetros. As fotos foram organizadas como peças de um quebra-cabeças em um computador e se cria um mapa gigante que os cientistas podem examinar o que aconteceu exatamente.

Os resultados da expedição serão exibidos, na History Channel, no dia 15 de abril, em um documentário chamado “Titanic: mistério resolvido” de duas horas, justo quando se completam 100 anos da tragédia com o navio. Entre outras coisas, será revelada uma suposta falha na fabricação do Titanic que teria contribuído para a dimensão do acidente.

Links:

– Full Titanic site mapped for first time (AdelaideNow)

1 Comentário

  1. priscila ellen de lima amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *