TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

28

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

To bit or not to bit: Escreva artigos científicos em apenas 5 minutos!

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

mit artigos cientificos 01

Um grupo de investigadores do MIT criou um software chamado SCIgen, que gera de forma automática artigos científicos. Em uma primeira olhada os textos parecem bem escrito, mas, na realidade, não têm nenhum sentido. O mais interessante é que os investigadores conseguiram que os textos fossem aceitos em congressos científicos e publicados em revistas especializadas.

Então, o que você está esperando para se tornar um reconhecido acadêmico e ampliar o seu currículo na plataforma CNPq?

O software criado pelos graduados do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT utiliza uma gramática livre de contexto, com a qual são gerados textos que, embora escritos corretamente desde um ponto de vista ortográfico e gramatical, não possuem sentido algum. Uma gramática livre de conteúdo se constitui de uma série de regras e um conjunto de dados que preenchem os espaços criados pelas estruturas sintáticas. Para este último, SCIgen possui uma base de dados de palavras e conceitos tecnológicos.

O que chama a atenção é que os textos gerados, embora sem nenhum sentido, foram aceitos, avaliados e publicados em revistas científicas. Por exemplo, um dos textos foi enviado pelo professor Genco Gülan a um simpósio e aprovado.

A motivação da equipe para a produção do software é demonstrar que não há uma qualidade real da avaliação dos artigos apresentados nos simpósios científicos. A apresentação da pesquisa em artigo em inglês mostra uma análise mais detalhada das mensagens trocadas entre os investigadores e um dos representantes de um simpósio que aceitou o artigo falso. Como solução para melhoria da qualidade dos artigos apresentados no simpósio está solicitar que os investigadores paguem para participar do evento, o que acreditam faria melhorar a qualidade dos textos apresentados. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>