TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

7

setembro 2011

2

COMENTÁRIOS

Ver filmes em 3D pode gerar enjoos e dores de cabeça

Escrito por , Postado em Notícias

cinema_3D

Um estudo da Universidade do Estado da Califórnia, conduzido por L. Mark Carrier, professor de psicologia, apontou que o cinema em 3D traz incômodo e problemas aos espectadores. Após analisar as reações de 400 apaixonados pelo cinema em 3D, observou que estes apresentavam dores de cabeça, vista cansada, algum enjoo… Além disso, constatou que o 3D não traz nada de realmente importante ao espectador, posto que não lhe permite perceber com maior clareza os detalhes do filme, não supõe uma imersão mais profunda do espectador e não há a garantia de que a compreensão da mensagem seja maior.

De acordo com ‘The Guardian’, os espectadores que participaram do estudo viram em 3D e em 2D os seguintes filmes: Alice no País das Maravilhas, Fúria de Titãs e Como treinar um dragão. Os resultados obtidos depois do experimento não foram muito diferentes nos três casos. O critério adotado por Carrier para constatar a não eficiência da tecnologia 3D foi a realização de um questionário com 60 perguntas aplicadas aos participantes.

Coincidência ou não, os resultados da pesquisa coincidem com os fracassos registrados nos últimos filmes estreiados em 3D, com exceção de Tranformers3: o lado escuro da lua.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>