TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

8

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Videoarte completa 50 anos

Escrito por , Postado em Arte e Cultura, Destacadas, Notícias

nam june paik videoarte 50 anos

A videoarte completa 50 anos. Entre seus representantes mais fortes estão o coreano Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell. Nos anos 1960, o video foi para o cinema experimental o que as polaroids foi para a foto. Frente ao celuloide e às câmeras de 16 mm, o vídeo abria a possibilidade do replay imediato e ilimitado.

nam june paik videoarte 50 anos

O site ABC cultural fez uma breve retrospectiva da videoarte. Narrou, por exemplo, o ponta-pé inicial, em 1963, durante um engarrafamento em Nova York. Nam June Paik teria ido comprar uma dessas câmeras de vídeo portáteis. Estava desejando prová-la em seu estúdio, mas o táxi que o levava para casa ficou parado em um engarrafamento monumental provocado pela visita do Papa Paulo VI a Manhattan. Incapaz de esperar mais tempo, Paik começou a filmar a procissão, e, ainda à noite, com a mesma pressa que o fez usar a câmera ainda na rua, projetou o resultado, sem montagem, em um café da cidade.

Leia mais em ABC Cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>