TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

2

agosto 2011

0

COMENTÁRIOS

Leitura Generativa: Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são as que o fazem!

Escrito por , Postado em Vídeos

leitura generativa

Pensar diferente! Este era o slogan da campanha “Think Different” da Apple criada, em 1997, pela agência de propagandas da Califórnia TBWA\Chiat\Day. O anúncio mais famoso da campanha realizada para a empresa de Steve Jobs foi o comercial de TV conhecido como The Crazy Ones (Os loucos). Com duração de 1 minuto, diversas personalidades do século 20 eram apresentadas num filme em preto e branco nessa orderm: Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King, Jr., Richard Branson, John Lennon (com a Yoko Ono), Buckminster Fuller, Thomas Edison, Muhammad Ali, Ted Turner, Maria Callas, Mahatma Gandhi, Amelia Earhart, Alfred Hitchcock, Martha Graham, Jim Henson (com o Kako dos Muppets), Frank Lloyd Wright e Pablo Picasso.

Enquanto as imagens eram exibidas, a seguinte narração era lida:

Essa vai para os loucos. Os incompreendidos. Os rebeldes. Os causadores de problemas. As peças redondas nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de maneira diferente. Eles não são fãs de regras. E não têm respeito ao status quo. Você pode usar as palavras deles, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam coisas. Eles empurram a raça humana para frente. E enquanto podem dizer que eles são loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são as que o fazem. – Apple Inc

Na internet, um dos fenômenos frequentes é o que poderíamos chamar “leitura generativa”. No YouTube, maior rede de compartilhamento de vídeos, basta uma boa ideia para que o vídeo original gere uma série de novas leituras ou interpretações. Muitas vezes, alguns vídeos são tão originais e criativos que acabam competindo com o “vídeo-mãe” no ranking de visualizações.

A originalidade da campanha da Apple também gerou vídeos excepcionais, como a versão com os vídeos da banda YouTube ou a com imagens dos vídeos de Star Wars ou, ainda, de personalidades que mudaram a política e sociedade na América. Isso sem contar as versões dos anos subsequentes, com vídeos que reuniam personalidades que transformaram a história do mundo em cada ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>