TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

16

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

A era dos Biopixels: bactérias irradiam luz da mesma maneira que uma sinalização de neon

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

usd biopixels

Uma equipe de biológos e bioengenheiros da Universidade da Califórnia (UCSD), dirigidos por Jeff Hasty, desenvolveu um circuito integrado de milhões de bactérias E.coli que irradiam luz da mesma maneira que uma sinalização de neon. Em investigações anteriores em bio iluminação, já havia sido possível desenvolver proteínas que, agregadas às bactérias, resplandeciam. Ainda assim, em 2010, conseguiu-se sincronizar a iluminação de vários grupos de bactérias graças à detecção de quórum, o processo natural pelo qual as células se comunicam e se organizam em organismos mais complexos.

Entretanto, o principal problema enfrentado pelos cientistas era o desenvolvimento de macroestruturas de milhões de bactérias nas quais a sincronização não se efetuasse com atraso. Como solução, a equipe da UCSD aproveitou o gás obtido pelas bactérias para se iluminar e colocou os organismos em um chip de microfluidos capaz de detectar o eflúvio e sincronizar até as colônias bacteriológicas maiores.

Os chips, cuja capacidade oscila entre 2,5 e 60 milhões de bactérias, se subdividem em pequenas aglomerações de bactérias que criam o equivalente biológico ao pixel. Os circuitos maiores contem cerca de 13.000 “biopixels”, enquanto que os pequenos contem algo como 500 “biopixels”.

As bactérias são capazes de detectar certas circunstâncias tóxicas no ambiente: diante da presença de materiais pesados, o ritmo do piscar da luz decresce. Espera-se que este procedimento possa ser aperfeiçoado nos próximos cinco anos. Aproveite, agora, e assista ao vídeo sobre a experiência.

Via @UCSD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>