TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Camiseta para carregar celular

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza, Tendências

camiseta inteligente bateria celular

Dois cientistas de Carolina do Sul transformaram um tecido de algodão em fonte de armazenamento de energia. Os doutores Xiadong Li e Lihong Bao são a favor da total integração total do eletrônico em nossas vidas. Buscaram uma alternativa para que nossas roupas tenham mais utilidades.

Na revista Advance Materials publicaram artigo sobre como transformar uma camiseta de algodão em uma fonte de armazenamento de energia. Para o experimento escolheram uma camiseta de algodão branca dessas que se vendem em qualquer loja. Submergiram-na em uma solução de fluoreto e a aqueceram a temperaturas muito altas em um forno ao vazio – sem oxigênio – para evitar que se queimasse.

Dessa forma transformaram a celulose do algodão em carbono ativado, mas com a mesma flexibilidade do tecido original. A intenção, segundo os autores do projeto, é criar uma bateria flexível que permita o desenvolvimento de aparelhos eletrônicos amoldáveis.

Ao utilizar pequenos pedaços de tecido como um eletrodo para ‘carregar’ a camiseta, notaram que o material pode ser utilizado para atuar como um condensador, algo que quase todos os aparelhos eletrônicos do mercado tem para armazenar uma bateria elétrica. De fato, o tecido se tornou um condensador duplo, acumulando mais energia que um normal.

O experimento não terminou aí. Revestiram cada uma das fibras do tecido de algodão transformado em carbono ativado com nanoflowers de óxido de magnésio. Ou seja, com gotas de composto químico de um nanômetro de espessura.

O rendimento do tecido melhorou e com o aditivo se transformou em um supercondensador de grande magnitude. De fato, mesmo após vários ciclos de uso, sua capacidade de armazenamento não reduziu mais de um 5%.

Logo, camisetas poderiam servir, no futuro, como fonte para recarregar bateria de dispositivos eletrônicos. Para os cientistas, experiências como esta mostram que é possível dar outras finalidades aos objetos de nosso entorno, criando métodos de uso da tecnologia que sejam mais baratos e ecológicos. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>