TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

8

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Cientistas criam “levedura ciborgue” controlada por computador

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

levadura 01

Cientistas do Automatic Control Laboratory no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça, desenvolveram uma levedura controlada por um computador. A equipe pode ativar a levedura para que produza uma proteína, bem como a própria levedura informa à equipe quanta proteína está sendo produzida. O sistema de produção é simples. O computador ativa a levedura acendendo uma luz vermelha e desativa usando uma luz com um tom vermelho mais escuro. Uma molécula “informante” está conectada com a levedura, e brilha quando se produz a proteína. O computador pode detectar o brilho fluorescente e calcular, asism, a quantidade de proteínas que está sendo produzida, o que gera uma cadeia de informação.

Os resultados da pesquisa são relevantes tanto para a produção de pão e cerveja, como também de antibióticos, biocombustíveis e outros. Além disso, o que se espera é chegar a modificar geneticamente a levedura ou certas bactérias a fim de que auxiliem no processo de decomposição do lixo. A questão agora está em como controlar o processo biológico desses organismos. Até o momento os suíços tem conseguido através de um sistema de controle a partir do uso de algumas luzes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>