TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

2

dezembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Cientistas criam neurônios geneticamente modificados que se iluminam

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

Neurons

Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard conseguiram criar neurônios que se iluminam ao entrar em atividade. A modificação foi realizada por meio de uns neurônios cultivados em laboratório, os quais utilizam o gene de um microrganismo do Mar Morto. Ao produzir uma proteína, o neurônio é exposto a uma carga elétrica, gerando um efeito de fluorescência. Isso ajudou os cientistas a visualizarem como viajam os sinais através das células, por exemplo, na rede neuronal, assim como lhes permitiu saber a velocidade a que viajam e como vão se dispersando.

Um neurônio tem uma membrana que a recobre e, em seu núcleo, tem uma carga negativa que, ao ativar-se, sua voltagem se inverte (em torno de 1/1000 de segundo), este breve pico de voltagem viaja até outro neurônio e se move através do cérebro até comunicar-se com todo o corpo. Anteriormente, o estudo mediante eletrodos podiam matar estas células. A nova técnica deve ajudar os cientistas no desenvolvimento de novos medicamentos, principalmente aqueles dirigidos a canais iônicos (encarregados dos processos de aprendizagem e memória, a regulação da pressão sanguínea e a secreção de hormônios).

Via @Wired UK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>