TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

27

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Criadas recordações cerebrais em tecidos vivos

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza

implante-recordacoes

Ben W. Strowbridge, professor de Neurociências, Fisiologia e Biofísica da Case Western Reserve University School of Medicine, conseguiu armazenar “recordações artificiais” de curto prazo em mostras de tecido cerebral isoladas. Junto a seu aluno do quarto ano de doutorado em neurociências, Robert A. Hyde, publicarão na edição de outubro da revista Nature Neuroscience um artigo intitulado “Mnemonic Reprsentations of Transient Stimuli and Temporal Sequences in Rodent Hippocampus In Vitro”, com todos os detalhes do experimento.

implante-recordacoes

Segundo explicaram os autores, foram utilizados pedaços isolados de tecido cerebral de um roedor nos quais foram implantadas “recordações” mediante a estimulação do hipocampo. Essas recordações se mantiveram estáveis durante um tempo compreendido entre cinco e dez segundos, enquanto que as mudanças em nível celular eram registrados por investigadores. Ao referir-se a seu trabalho, Strowbridge afirmou que “é a primeira vez que se consegue armazenar informação sobre duas sequências temporais e padrões de estímulo diretamente no tecido cerebral”, uma conquista que supõe “abrirá caminho a futuras investigações tendentes a identificar os circuitos específicos do cérebro que nos permitem formar recordações de curto prazo”.

Espera-se com a investigação ajudar a compreender a maneira como algumas doenças neurodegenerativas como o Alzheimer ou o mal de Parkinson afetam a memoria. Compreender esses mecanismos pode proporcionar pistas para o desenvolvimento de tratamentos novos e eficazes para os problemas de memoria associados ao envelhecimento.

 Visto em Science Daily

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>