TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

3

fevereiro 2011

0

COMENTÁRIOS

Filme O Planeta dos Macacos – a origem coloca em xeque a noção de controle do homem sobre a natureza

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

planeta dos macacos 03

A nossa dica de navegação de hoje é para o site do filme O Planeta dos Macacos – A origem (Rise of the Planet of the Apes), que estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 05 de agosto. O filme, dirigido por Rupert Wyatt, conta a história de um cientista, interpretado por James Franco, que realiza experimentos em chimpanzés, visando à cura do Alzheimer. Ele levará para casa um dos símios que evoluiu rapidamente. Justamente a nova criatura se tornará o cabeça de um exército de primatas que lutarão por acabar com a supremacia do ser humano frente a outro ser vivo.

Se o filme atenderá as expectativas, ainda é uma incógnita. O que fica claro é o fato de o filme colocar em xeque a noção de dominação e controle do homem sobre a natureza, sem deixar legado algum para os demais animais. As novas criaturas produzidas de forma isolada em laboratórios, vistas em conjunto, formam uma nova ecologia. As interrelações nos novos sistemas de comunidades já não se articulam na forma de controle hierárquica e verticalizada, mas na base do respeito, do afeto, da “interdependência” dos sujeitos. Nos novos ecossistemas, as relações entre seres humanos e não-humanos deveria se constituir em uma autêntica rede de compartilhamento, de troca e de “interdependência” dos sujeitos. Compreender desde este ponto de vista pressupõe uma reflexão mais profunda acerca da “ética” na experimentação científica.

Recentemente, a Academia de Ciências Médicas do Reino Unido advertiu para a necessidade de estabelecer um controle ético claro, pois a ciência corre o risco de criar verdadeiros “monstros, tipo Frankstein com animais humanizados” no futuro. Entre os temores dos cientistas está a inserção de grandes números de células cerebrais humanas em cérebro de primatas posto que tais experimentos podem ser determinantes na capacidade de os símios desenvolverem habilidades até então humanas, como a linguagem.

No site oficial foram reunidos vídeos com experimentos realizados com símios que desenvolveram alguma habilidade humana, tal como realizar cálculos ou jogar videogame. Também traz uma surpreendente gravação de um momento de interação entre humanos e um símio. Um dos homens entrega ao macaco uma metralhadora e este começa a disparar para todos os lados (veja o vídeo neste artigo). Além disso, para aqueles que já não veem a hora de assistir ao filme, além de todas as corriqueiras informações (cast, trailers, fotos, entrevistas…), o site traz uma História em Quadrinho, em 5 episódios, publicados todas as quintas-feiras, que situa os espectadores sobre os acontecimentos do novo filme. A HQ mostra a captura dos macacos em seu habitat natural, com destaque para o líder do bando, Alpha, e sua companheira Bright Eyes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>