TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

26

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Implantam com sucesso recordações falsas nos ratos

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza

ratos laboratorio implante lembranças

Esta notícia é no mínimo perturbadora: um grupo de cientistas do Scripps Research Institute (Estados Unidos) conseguiu fazer com que ratos de laboratório se lembrem de situações que nunca viveram ou combinem feitos diferentes para construir uma só lembrança.

A equipe de cientistas conseguiu modificar os neurônios dos ratos a fim de controlar suas lembranças. Trata-se de um importante avanço no modo de compreender como se forma a memória, bem como a possibilidade de eliminar lembranças dolorosas ou relacionadas com o transtorno do estresse pós-traumático. Parece que o comércio das falsas lembranças, no estilo O vingador do futuro (filme baseado no conto de P. K. Dick) está próximo de se tornar realidade.

A descrição da experiência bem como os resultados do estudo foram relatados na última edição da revista especializada Science. De acordo com Mark Mayford, líder da equipe de cientistas, “compreender exatamente como a atividade do cérebro representa o mundo real seria de ajuda para que se consiga entender o que funciona mal nas pessoas que tem percepções inadequadas. Também poderia nos ajudar a determinar em que partes do cérebro se produzem mudanças quando aprendemos coisas novas.”. O objetivo final é desenvolver fármacos destinados ao tratamento de doenças mentais como a esquizofrenia ou a desordem de estresse pós-traumático.

Quem sabe se após a compreensão de todo esse processo não aparecerão aplicações “recreativas” do mesmo, implantando ou apagando lembranças de acordo com o gosto do consumidor. Já imaginou? Então, que lembranças você implantaria ou apagaria de sua mente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>