TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

7

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Impressora 3D utilizada para reconstruir mandíbula de uma mulher

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza

mandíbula 3D prótese

As impressoras 3D vêm sendo utilizadas por cientistas para fabricar ossos. Um grupo de pesquisadores, na Bélgica e Holanda, reconstituíram a mandíbula inferior de uma mulher com um modelo impresso. A mulher de 83 anos foi diagnosticada com osteomielitis progressiva, uma infecção que afetava a mandíbula. Os doutores concluíram que o único modo era retirar a área afetada. No entanto, a retirada poderia significar deixar a paciente com uma mandíbula inútil, o que requereria uma complexa operação cirúrgica de reconstrução através de transplantes de osso e tecidos.

Os doutores trabalharam com a empresa Xilloc, dedicada a criar implantes sob medida, e LayerWise, um fabricante de aditivos de metal, para criar a primeira prótese de mandíbula feita com uma impressora 3D. Desenhou-se uma peça usando software, usando titânio em pó para modelar a prótese. Cada capa era colada na anterior a partir do uso do laser. Finalmente foi aplicado um revestimento de biocerâmica para evitar a rejeição à parte transplantada. A fabricação demorou algumas horas. O resultado foi uma prótese de 107 gramas, um pouco mais pesada do que o que normalmente pesa a mandíbula inferior natural. A equipe assegura que a prótese não causou nenhum problema para a mulher que já estaria bem, comendo e falando normalmente.

Via @The Verge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>