TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

17

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Livro escrito em código DNA

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza

moleculas-dna

Cientistas que codificaram o livro dizem que poderia ser mais barato armazenar informação no DNA que na instalação de dispositivos digitais.

Os cientistas conseguiram, pela primeira vez, utilizar o DNA para codificar a informação de um livro de 53 mil palavras e 11 imagens. Trata-se da maior quantidade de dados já armazenada artificialmente em DNA, o que seria 600 vezes maior do que o melhor resultado obtido até então a partir da mesma técnica.

Com a ajuda de um programa de computador, uma equipe de três cientistas liderada pelo professor de genética George Church, da Faculdade de Medicina de Harvard, conseguiu codificar o conteúdo do livro no DNA.

Os investigadores também afirmaram que o custo de codificação do DNA está caindo tão rapidamente que dentro de cinco a 10 anos poderia ser mais barato para armazenar informação com esse método que em dispositivos digitais convencionais.

Conforme explicação dos pesquisadores, o um grama de DNA é capaz de reter até 455 bilhões de gigabytes (equivalente ao conteúdo de mais de 100 bilhões de DVDs), fazendo com que seja o mais compacto dispositivo de armazenamento de dados existente, o que significa que, potencialmente, poderia guardar todos os livros escritos até hoje e os que ainda serão produzidos.

Dentre outras vantagens em relação aos meios tradicionais de armazenamento digital estão a facilidade de copiar, a legibilidade da informação acessível mesmo depois de milhares de anos, mesmo em condições não ideais.

A pesquisa prossegue, já que a transferência de dados para o DNA ainda demora e o custo do material necessário para realizá-lo não é competitivo o suficiente para poder ser usado em grande escala.

Visto em The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>