TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

O que significa wetware?

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza, Tendências

wetware

O termo wetware é usado para descrever a integração dos conceitos da construção física conhecida como “sistema nervoso central” e a construção mental conhecida como a “mente humana”.

Wetware pode indicar:

1. O ser humano como síntese do software e do hardware.

2. A integração entre o sistema nervoso central e a mente humana mediante um processo de abstração análogo ao utilizado para descrever, no âmbito informático, o hardware e o software.

3. O cérebro como um conjunto de capacidades lógicas e computacionais do ser humano.

Nos computadores é possível separar perfeitamente o hardware do software, em câmbio o sistema cérebro-mente (hardware-software) é um sistema auto-organizado que se modifica de maneira dinâmica e contínua (processo de aprendizagem).

O hardware viria a ser o cérebro, a estrutura, os neurônios, enquanto o software seria a mente e os processos mentais. O hardware só incumbe propriedades biolétricas e bioquímicas do sistema nervoso central, especificamente o cérebro. Se os impulsos que viajam por vários neurônios fosse o software, então os neurônios físicos poderiam ser o hardware.

A interação fusionada do software e do hardware se manifesta através de contínuas mudanças de conexões físicas e influências físicas e químicas, propagando-se através de amplos espectros de áreas supostamente sem relação. Esta interação requer um novo termo que excede a definição dos termos individuais.

O software é relegado a um nível conceitual superior, no caso da analogia seria entre a mente humana e o software.

A intrincada interação entre o âmbito físico e o âmbito mental é observável em muitos exemplos. A combinação desses conceitos são expressos no termo wetware.

A agência de pesquisa avançada do Pentágono (DARPA), há anos, investe nas tecnologias que promovem a integração entre hardware, software e wetware. Um dos projetos financiados pela DARPA, o C3Vision (Sistema de visão acoplada ao computador) realiza uma interface entre o cérebro e o computador para a identificação de imagens com uma velocidade superior à da consciência humana. Com um particular capacete para o eletroencefalograma conectado a um computador, um ser humano estará em grau de assistir a filmes, revelando também elementos que só existiriam em seu inconsciente, ou ainda poderá monitorar filmes que rodam a uma velocidade superior à normal. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>