TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

11

agosto 2011

0

COMENTÁRIOS

O segredo para criar pele artificial poderia estar na teia de aranha

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

ecobiologia 123

Criar pele artificial para curar feridas, queimaduras ou úlceras não é tarefa fácil. Os cientistas ainda não conseguiram desenvolver um material “estranho” ao qual o corpo reaja positivamente, ou seja, que o corpo resista até que a nova pele cresça e acabe substituindo-a. No entanto, uma recente investigação realizada por Hanna Wendt, engenheiro da Escola Médica de Hannover, na Alemanha, sugere que a teia de aranha poderia ser o segredo para criar a tão desejada pele artificial.

Wendt assinala que um novo material produzido a partir da tela de aranha seria mais resistente e poderia se comportar como uma pele substituta. De fato, a tela de aranha é um dos materiais naturais mais fortes e elásticos existentes e que não provoca rejeição do corpo humano. Para demonstrar a viabilidade de sua ideia, Wendt e sua equipe cultivou células de pele humana sobre tecidos de teias de aranha parecidas com a epiderme. Logo descobriram que as células da pele humana colocadas sobre esses tecidos podiam prosperar, controlando elementos como nutrientes, calor e ar.

Este experimento teve resultados surpreendentes: “Foi impressionante observar como as células humanas usam a teia de aranha”, afirmou Hanna. No futuro, seria necessário criar fibras sintéticas de seda e proceder logo ao cultivo celular em condições controladas. Portanto, o objetivo seria agora descobrir como fazer crescer a teia de aranha sintética para satisfazer a grande demanda que haveria deste material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>