TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

16

março 2012

1

COMENTÁRIOS

Quando a tecnologia digital cria uma estética fashion: “Living Clothes”, coleção de Alice Ziccheddu

Escrito por , Postado em Próxima Natureza, Tendências

aliceziccheddu3

Inspirada nos estudos dos minerais, Alice Ziccheddu desenhou um vestuário em 3D, a partir do uso de um software capaz de reproduzir texturas e volumes pertencentes ao mundo natural. Essa estilista italiana parece compreender bem o potencial das ferramentas digitais para o desenvolvimento de novos parâmetros de criação da moda.

A roupa é praticamente criada em torno do corpo a partir do uso de um software 3D para reproduzir texturas e volumes pertencentes ao mundo natural, principalmente no que se refere ao mundo mineral. O mimetismo das estruturas naturais por meio de processamento digital leva à criação de roupas híbridas.

Colaboraram no desenvolvimento do software 3D as designers Carolina Travi e Barbara Martinazzi. As roupas são desenhadas no software 3Ds Max. Os materiais empregados na realização da peça facilitam a sua concepção digital. Uma vez elaboradas fisicamente, Ziccheddu incorpora sensores e microprocessadores para torna-los interativos, o que permite que a roupa possa sentir e reagir ao seu entorno.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>