TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

23

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Ressuscitam uma planta enterrada há 30 mil anos no gelo siberiano

Escrito por , Postado em Destacadas, Próxima Natureza

Silene Stenophylla

Um grupo de cientistas russos conseguiram algo inusitado: ressuscitaram uma planta que, há 30 mil anos, estava enterrada no gelo siberiano. Trata-se de Silene Stenophylla, um tipo de pranta que, atualmente, pode ser encontrada, com algumas diferenças evolutivas, em diferentes áreas da tundra siberiana. De acordo com trabalho publicado na revista Proceeding of the National Academy of Sciences (PNAS), o que os russos conseguiram foi plantar, fazer crescer e dar frutuos uma planta com 30.000 anos de idade.

A experiência foi realizada pelo departamento de criogenética da Academia Russa de Ciências, após pesquisadores terem encontrado restos congelados de uns frutos aparentemente enterrados por esquilos. Depois de receber tratamento de aclimatação e restabelecimento dos tecidos naturais, conseguiram a semente de 30 mil anos e, ao final de algus meses, tinham um belo exemplar de Silene Stenophylla, com características evolutivas próprias.

Um dos objetivos dos pesquisadores, pesem as discutíveis questões éticas, é recobrar vida a animais cujas espécies já desapareceram. Será que, no futuro, veremos o mundo povoado de mamutes, esquilos de espécies extintas, cervos e tantos outros animais?

Via @Gizmodo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>