TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

4

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

“Spiderman” robótico para ajudar a resgatar pessoas!

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

spiderbot

A aranha-robô, apresentado pelo Instituto Fraunhofer, foi concebido para ajudar a resgatar pessoas em dificuldade que estejam em lugares perigosos ou inacessíveis aos humanos. A aranha é “altamente móvel e utiliza a hidráulica para mover suas pernas. Cada perna (de 20 cm) possui um sistema que permite passar fluidos dentro da perna para que o robô se mexa”. O que se espera é que a aranha-robô possa, por exemplo, encontrar fugas de gás ou revisar áreas onde os humanos não podem entrar por serem espaços pequenos ou de riscos, tais como a radiação”.

O protótipo da foto foi construído usando uma impressora 3D, o que garante o seu baixo custo e a necessidade de poucas peças para ativá-lo. Robôs de resgate já têm sido utilizados em casos específicos. No acidente nuclear de Fukushima esse tipo de robô foi utilizado para chegar à região radioativa, entrar e revisar as instalações. Alguns dos problemas enfrentados por esse tipo de robô é a regularidade do terreno. No caso da aranha-robô, o seu baixo custo de produção se converteria em benefício, já que, não encontrando modo de poder regressar, poderiam ser abandonados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>