TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

12

agosto 2011

0

COMENTÁRIOS

Tatuagens eletrônicas capturam dados do coração humano

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

pele-eletronica-02

Através de uma combinação de sofisticada modelização teórica e de precisa micro-fabricação, uma equipe de engenheiros e cientistas desenvolveu um novo tipo de dispositivo eletrônico ultrafino e autoadesivo que pode recolher dados sobre o coração humano, as ondas cerebrais e a atividade muscular, tudo isso sem o uso de equipamentos volumosos ou condutores fluidos.

Os investigadores criaram uma nova classe de microeletrônica com uma tecnologia que eles chamam sistema eletrônico epidérmico (EES, por suas siglas em inglês). Em seus desenhos iniciais incorporaram sensores em miniatura, diodos emissores de luz, diminutos transmissores e receptores e redes de filamentos de arame.

Em publicação na revista Science, esta nova tecnologia foi apresentada pelo doutor Kim Dae-Hyeong da Universidade de Illinois e seus colaboradores, juntamente com as medições iniciais que os cientistas capturaram mediante o EES.

Ainda que as tecnologias atuais possam medir com precisão o ritmo cardíaco, as ondas cerebrais e a atividade muscular, os dispositivos EES oferecem a oportunidade de utilizar precisos sensores que quase não tem peso, não possuem cabos externos e não solicitam uma energia significante. Sua duração seria de até 24 horas em condições ideais.

No futuro os investigadores esperam poder incorporar dispositivos de microfluidos em sua tecnologia, abrindo um novo campo de vendas eletrônicas e pele, o que poderia acelerar a cicatrização das feridas, o tratamento das queimaduras e outras infecções cutâneas.

Via ABC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>