TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

19

outubro 2011

0

COMENTÁRIOS

Vasos sanguíneos artificiais feitos em uma impressora 3D

Escrito por , Postado em Próxima Natureza

Blutgefäße aus dem Drucker

Há algum tempo vem sendo criados, em laboratórios, tecidos e órgãos, mas um dos grandes desafios para os cientistas era poder nutrir esses tecidos. Como sabemos um órgão normal está irrigado por artérias e muitos vasos sanguíneos. Os tecidos produzidos pelos cientistas careciam desses vasos.

A equipe alemã coordenada pelo Dr. Gunter Tovar, do Instituto Fraunhofer de engenharia interfacial e biotecnologia em Stuttgart, a partir do uso de uma impressora 3D, conseguiu formar pequenos tubos que simulam os vasos sanguíneos. A técnica chamada “polimerização multifotônica” permitiria que os vasos sanguíneos artificiais pudessem ser utilizados em transplantes de órgãos criados em laboratórios. Tovar assegura que essa técnica já está funcionando em fase de prova, de maneira individual. Os resultados da recente investigação serão apresentados durante a Feira Biotécnica da Alemanha, no próximo mês.

Este avanço anunciado pela equipe alemã é uma esperança para muitas pessoas que aguardam transplantes de órgãos. No mundo são milhares de pacientes que aguardam uma cirurgia de transplante. Muitos deles não conseguem sobreviver a tempo de realizá-la. Cientistas de todo mundo tem trabalhado na criação de tecidos artificiais e inclusive de órgãos completos. No entanto, a chave para que esses órgãos funcionem corretamente está no desenvolvimento desses vasos sanguíneos artificiais, que possibilitem o transporte de nutrientes.

- Via @BBCMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>