TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

10

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Livro-aplicativo: o futuro além do ebook

Escrito por , Postado em Aplicativos para celular, Destacadas, eBooks, Share

imagem-silenthistory

Em meio às notícias recentes como a chegada da Amazon e do Google Play ao Brasil, além do lançamento do ereader da Livraria Cultura, muito se tem indagado sobre o futuro do livro. Contando com fatores como acessibilidade, facilidade e conectividade a seu favor, o mercado de livros digitais cresce cada vez mais, mesmo sem receitas prontas para sucesso. Hoje, os dispositivos móveis como tablets, ereaders e smartphones são os principais suportes para leitura destes livros.

E pensando que um dos grandes fatores da popularidade dos dispositivos móveis não é só o fato de o indivíduo estar always on, com um fluxo de dados de informações constante, mas também de ser um ponto de interação e de compartilhamento de fatos ao seu redor, como se dá o impacto destes adventos na criação, leitura e distribuição dos livros digitais nestes suportes?

A pergunta acima rapidamente levanta ideias de como obras da hipermídia poderiam levar o leitor a ter novas e diferentes experiências, agregando em sua história e em suas formas de interação os recursos presentes nos meios móveis de comunicação. Mas, na realidade, o que vemos proliferar no mercado são livros digitais que funcionam como mera adaptações do livro de papel, ainda que sem a instância do toque e do olfato. Porém, já é possível encontrar obras que tentam, por si só, repensar essas mudanças de contexto:

Ecological Urbanism

ecological urbanismEm 2010, a Harvard’s Graduate School of Design publicou o Ecological Urbanism, um livro com artigos sobre cidades sustentáveis. Porém, com tantas mudanças e novas tendências na área, o projeto estava desatualizado. E, em vez de lançarem uma outra edição impressa, Harvard abraçou a ideia de reconstruir o livro de uma forma em que ele nunca perdesse sua validade, e que as novidades pudessem ser adicionadas no decorrer do tempo: um aplicativo para iPad. O objetivo era ir além de traduzir o livro impresso em um simples e básio ebook e, com o livro-aplicativo, foi possível dar outra dimensão ao material, tornando-o interativo, imersivo, navegável e colaborativo.

Symbolia

Uma nova “revista” para iPad que é especializada em jornalismo visual e quadrinhos. A primeira edição possui 5 histórias ilustradas, cobrindo diversos tópicos, de política à cena de rock na Áfriaca. Cada uma foi realizada autores diferentes, o que resulta em vários estilos e técnicas de narrativa e design que coexistem. O trabalho resultou em um universo de histórias com vários pontos de vistas, diferentes formas de interagir, muita interação e novas formas de contar e ler palavras de não-ficção.

Silent History

Esse aplicativo para iPad é é uma obra literária criada somente e especificamente para este formato, representando um novo tipo de storytellyng, que de forma efetiva se utilizada de todos os recursos do iOS, incluindo portabilidade, conectividade e GPS. O resultado é uma história que se passa em 2044 e que se transfoma enquanto é lida, não só por colaboração mas pelos caminhos escolhidos pelo usuário. O aplicativo incentiva a exploração do conteúdo, não-linear e conectado com o ambiente em que se encontra o dispositivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>