TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

21

junho 2011

0

COMENTÁRIOS

Publicada a primeira biografia do videoartista Bill Viola

Escrito por , Postado em Publicação, Share

Foi publicada, nesta semana, a primeira biografia do videoartista Bill Viola. De autoria do escritor e jornalista Federico Utrera, o volume “Viola on video”, de 450 páginas, escrito em espanhol, conta com mais de 400 notas em inglês e cerca de 50 fotografias. Bill Viola é o videoartista mais reconhecido no mundo e suas expressões são as mais multitudinárias em seu gênero.

Viola começou a usar o vídeo com finalidades artísticas nos anos sessenta e conseguiu desenvolver um novo meio de expressão a partir do início dos anos 1980. Ao longo de 35 anos produziu vídeos, instalações arquitetônicas virtuais, sons ambientais, atuações de música eletrônica, peças de vídeo em tela plana e obras para serem emitidas por televisão.

As instalações de vídeo, complexas montagens que envolviam o espectador com a imagem e o som, usam tecnologias avançadas. Seus trabalhos se centram nas experiências humanas universais (nascimento, morte, evolução da consciência) e tem suas raízes tanto na arte oriental como na ocidental, assim como nas tradições esprituais. A fim de contribuir para a integração do espectador com a imagem e sua conexaão com os significados da obra, o videoartista norte-americano recorre a técnicas de câmera ultralenta.

Link-se: 

– Bill Viola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *