TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

28

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Site disponibiliza filmes infantis brasileiros gratuitamente

Escrito por , Postado em Destacadas, Share

filmes-que-voam

A menina negra que quer ser paquita. O vizinho que vê da janela a molecada descalça em suas brincadeiras de rua. A história do saci. Temas do imaginário das crianças brasileiras, comuns nas rodas de brincadeiras, que saltaram para as telas de cinema, mas quase ninguém viu. Isso porque a crescente produção de filmes brasileiros infantis ainda está restrita aos circuitos de mostras e festivais.

Este é um dos motivos que levaram o cineasta catarinense Chico Faganello a criar o site “Filmes que voam” (www.filmesquevoam.com.br), em parceria com a Fundação Telefonica Vivo. A partir do dia 29 de junho, o site lança o novo canal online da Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis. Mais de 30 longas e curtas para crianças – realizados por produtores de várias regiões do Brasil – estarão disponíveis para download ou para serem assistidos via streaming em computadores, tablets e celulares.

“Nossa intenção é ampliar o acesso às produções vinculadas à Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, que há 11 anos vem reunindo um interessante acervo de produções voltadas ao público infantil”, explica Faganello. “Em 2012 recebemos mais de 120 filmes”, complementa.

Com a facilidade de acesso às tecnologias digitais, a produção de filmes para crianças cresceu nos últimos anos e hoje uma grande variedade do gênero é produzida em todas as regiões do Brasil. São curtas de diferentes técnicas de animação e live action, que tratam de folclore, histórias familiares, aventuras e outros assuntos que carregam sotaques, música e arte regionais.

A cada ano é maior o volume de produções inscritas na mostra e, assim que o evento termina, começam os pedidos pelo acervo por parte de escolas, centros culturais, cineclubes e pontos de cultura de várias regiões do Brasil. “No ano passado, em uma parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina chegamos a distribuir DVDs para 1.300 escolas de todo estado”, conta Faganello.

“A partir de agora boa parte das produções podem ser assistidas gratuitamente por pessoas de qualquer parte do Brasil e do mundo”, comemora Luiza Lins, diretora da Mostra. Além de distribuírem os filmes, Faganello e Luiza realizam oficinas para orientar educadores e gestores culturais a promoverem mostras locais e discussões com as crianças sobre as temáticas abordadas pelas produções. Muitos filmes são adotados por professores como material de apoio pedagógico, pois encontram ali valores e personagens que em muitos casos ilustram, estimulam ou desafiam os conteúdos propostos em sala de aula.

Acessibilidade e consumo ético

Com um ano de existência, o site Filmes que Voam já atingiu a marca de 50 mil acessos e 3 mil cadastros. Além disso, o portal é o único do Brasil a disponibilizar um canal exclusivo de filmes infantis adaptados com closed caption, recurso destinado à inclusão de portadores de deficiência auditiva. Vale lembrar que, durante a Mostra de Cinema Infantil, haverá uma sessão inclusiva, com audiodescrição e libras, destinada a portadores de necessidades especiais.

O canal tem modelo de negócios baseado no consumo ético, que permite que as pessoas baixem e assistam aos filmes gratuitamente. O realizador recebe pagamento pela licença do filme e fica ciente de que o público pode baixar e assistir quantas vezes quiser. Cerca de um terço dos filmes que serão exibidos na Mostra a partir do dia 29, serão selecionados para serem distribuídos pelo site e, até o final do ano, mais 30 filmes devem compor o canal.

Sobre a Mostra – uma referência internacional para o audiovisual infantil

A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece entre os dias 29 de junho e 15 de julho, é uma das mais importantes do setor na América Latina. Estima-se que 80 mil pessoas participem das atividades na capital catarinense e nos municípios que aderirem ao 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil.

Somente quatro, dos 297 municípios de Santa Catarina, possuem salas de cinema. Por isso, a organização do evento distribuiu para gestores de cultura municipais da região kits com DVDs e vem realizando atividades para incentivar a organização de pequenas mostras e exibições em espaços públicos. A organização também custeia, durante os dias do evento, o transporte até o cinema das crianças que frequentam escolas públicas da grande Florianópolis.

A mostra, que nasceu em 2002, atualmente é palco de grandes lançamentos do cinema infantil mundial, como “A Viagem de Chihiro”, e neste ano realizará a pré-estréia de “Tainá 3”.

Paralelamente ao evento, ocorre o 8º Encontro Nacional de Cinema Infantil, cujo tema é Desafios Criativos: Distribuição e Conteúdo, que terá a presença da Secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Santana, da diretora e produtora Célia Catunda, da diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine) Vera Zaverucha, e dos distribuidores Abrão Scherer e Marco Aurélio Marcondes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>